Em tempos de comunicação digital, ainda existe rádio peão nas empresas?
Rádio peão são as famosas conversas de corredor, fofocas e informações não oficiais propagadas entre os funcionários. Se não for combatida, pode trazer graves problemas para o ambiente organizacional.
Em tempos em que a comunicação foi amplamente favorecida pelos meios digitais, é possível que ainda haja o rádio peão dentro das organizações? Infelizmente, a resposta é sim. Inclusive, além das conversas pessoais, por um lado a tecnologia também contribuiu para que colaboradores contem com outros canais para se comunicar de forma extraoficial e, dependendo do tipo de diálogo, gerem transtornos para as empresas.
Fato é que, independentemente da forma que aconteça, o rádio peão é uma realidade em empresas de todos os portes. E os prejuízos também são comuns, como perda na produtividade, na motivação, falta de retenção de talentos e até mesmo manchas na reputação de uma marca no mercado.
Como o rádio peão nasce dentro de uma empresa?
O rádio peão pode ter início de duas formas: má fé de colaboradores ou falhas na comunicação interna do negócio. E, apesar de não haver uma maneira de eliminar o problema completamente, a empresa pode minimizar seus impactos por meio de alguns caminhos.
Primeiramente é importante saber que, quanto maiores forem as conversas e fofocas no ambiente de trabalho, maior é a necessidade de a empresa analisar as suas formas de comunicação interna atual e trabalhar para corrigir as falhas encontradas.
Outro fator interessante é que normalmente a rádio peão possui um líder informal, o qual de alguma forma tem credibilidade por parte da organização e, por isso, conta com informações importantes sobre o negócio. Esse colaborador pode acabar utilizando dados e assuntos a que teve acesso de forma equivocada para iniciar uma fofoca e criar dúvidas e conflitos entre os funcionários.
A partir do momento em que a empresa detecta quem é esse profissional, deve fazer com que ele participe ativamente de reuniões e decisões, para que de informal ele se torne um líder formal e, assim, passe a influenciar a equipe de forma positiva.
Quais os prejuízos que essa ação pode causar?
Uma comunicação cruzada dificilmente é saudável. Se tratando de empresas, então, os prejuízos podem ser grandes. Entre eles estão os problemas no clima organizacional, perda de tempo e conflitos entre colaboradores e setores.
Com isso, pode haver menor produtividade, falta de motivação, greves desnecessárias, boicotes, clientes insatisfeitos, baixa qualidade nos produtos e serviços oferecidos e queda nos resultados e no faturamento.
Como minimizar o rádio peão?
Para começar, é preciso que se faça um diagnóstico da comunicação atual da organização. A partir daí, deve-se traçar um planejamento em que conste os objetivos que se quer alcançar a partir daquele momento, envolvendo todos os gestores da empresa nessa discussão.
Por fim, a empresa deve começar a colocar o novo sistema de comunicação interna em prática e, ao longo do tempo, analisar os resultados.
As dicas aqui são:
- torne a comunicação interna da empresa o mais clara e livre de interpretações errôneas possível;
- conscientize todos os líderes e gestores sobre a importância de se comunicar com os colaboradores e deixar claro os propósitos, valores e metas da empresa;
- abra canais onde os funcionários possam opinar, tirar dúvidas, participar de decisões e expor possíveis dificuldades;
- por mais que sua empresa conte com múltiplos canais para a comunicação interna, o olho no olho nunca deixará de ser importante;
- seja transparente na comunicação para ganhar credibilidade e proporcionar motivação aos colaboradores.
Gostou do nosso artigo sobre o rádio peão? Já aconteceu alguma situação como essa em sua empresa? Tem alguma dica para combater o problema? Comente aqui para compartilharmos experiencias!
Vale lembrar que a participação do dono da empresa na gestão das pessoas pode contribuir bastante para a redução desse problema. Você sabe quais são atividades que o gestor da empresa não deve delegar? Descubra agora.
Esse tipo de comunicação é um grande mal dentro das organizações. Acredito que a melhor maneira de combatê-lo é através da educação contínua e melhoria constante dos canais de comunicação.