Rapport: entenda os benefícios que esse conceito pode trazer para seu negócio
Rapport é uma palavra de origem francesa que, em tradução livre, quer dizer “sintonia”, “conexão”. É um conceito vindo da psicologia e remete à técnicas para criar ligações de empatia e confiança entre as pessoas.
Certamente em sua vida você já encontrou pessoas com as quais, em pouco tempo, estabeleceu uma relação de afinidade, sincronização e empatia. Saiba que isso tem um nome e, além disso, é um conceito que pode ser muito benéfico para os negócios! Conheça o Rapport, o qual, por meio de algumas ações e técnicas, é capaz de criar relações harmônicas, empáticas e gerar confiança.
Afinal, o que é Rapport?
Rapport é um termo de origem francesa e que vem da psicologia. Pode ser traduzido para o português como sintonia, conexão, empatia e afinidade. Seu objetivo é criar relações de confiança de forma com que o interlocutor sinta-se aberto e receptivo e, automaticamente, interaja mais e troque informações com menos resistência.
E o que isso tem a ver com o ambiente organizacional? Simplesmente tudo! Isso porque as empresas são feitas por pessoas e para pessoas e, sem dúvidas, a forma como acontece a comunicação e os relacionamentos influencia diretamente nos bons resultados.
Isso envolve o grau de confiança que os colaboradores, potenciais clientes e clientes já existentes em uma organização. Dependendo disso é que haverá mais ou menos motivação e produtividade e também vendas e faturamento.
Quais os seus benefícios?
Com o Rapport, o indivíduo se identifica com quem está conversando. Isso gera empatia e abertura para se aprofundar o diálogo e o relacionamento. Agora imagine o que isso pode trazer para o seu negócio! Quando há confiança em uma marca, as chances de conquista e fidelização se tornam muito maiores.
Para a área de vendas, por exemplo, esse é um conceito que deve ser valorizado. Isso porque as técnicas do Rapport permitem gerar empatia entre o vendedor e o cliente, aumentando as chances de vendas bem sucedidas.
É importante saber que, nesse caso, deve haver a construção de relacionamentos concretos e verdadeiros, e nunca baseados em mentiras. Para ficar mais claro, o cliente deve confiar que o vendedor pode entregar algo de valor e o vendedor acreditar que possui uma solução efetiva para o cliente.
Veja alguns dos benefícios de empregar o conceito:
- favorece e facilita as relações interpessoais;
- desenvolve relacionamentos duradouros;
- gera confiança;
- traz satisfação;
- cativa o consumidor;
- facilita o diálogo e aumenta as chances de venda;
- abre caminhos para que gestores e colaboradores atuem em prol de objetivos em comum.
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Como aplicar o Rapport em uma organização?
Podemos começar dizendo que o Rapport possui elementos fundamentais, os quais em um primeiro momento podem parecer simples, porém fazem toda a diferença no momento de colocá-lo em prática. São eles: sorriso, otimismo, tratar as pessoas pelo nome e ter paciência.
Veja agora algumas técnicas que podem ser aplicadas facilmente e que contribuirão para o sucesso da sua empresa:
Compreenda o contexto e histórico do potencial cliente
Se a sua empresa tem os dados de contato de um lead, ou potencial cliente, e pretende utilizá-lo, é porque já houve algum caminho e preferências sinalizadas previamente.
Nesse caso, uma forma eficiente de utilizar o Rapport é pesquisar o histórico do lead e encontrar algum interesse com o qual se possa começar a conversa. Por exemplo: “olá fulano, vi que você se interessou por determinado produto ou serviço e buscou informações a respeito…”
Isso demonstra que a empresa, além de ter o objetivo de vender, também se preocupa com as necessidades individuais de seus clientes, o que contribui para gerar afinidade.
Use o espelhamento
Essa é uma das técnicas mais utilizadas de Rapport. O espelhamento consiste em observar a forma com que o indivíduo se comporta e demonstrar o mesmo tipo de comportamento, para que haja a sensação de semelhança e, com isso, mais conexão e empatia.
Tenha uma boa postura
Em um primeiro momento pode parecer estranho, mas uma dica de Rapport que favorece as relações e a persuasão é uma boa postura, a qual envolve linguagem corporal, fala e inteligência emocional.
Isso porque os indivíduos costumam analisar muitos aspectos além do que está sendo falado, como a autoridade e confiança que o interlocutor transmite, e isso é demonstrado, entre outros aspectos, em sua forma de se posicionar.
Olhe nos olhos
Quando se olha nos olhos do interlocutor durante uma conversa, automaticamente se demonstra atenção e, além disso, se abre espaço para um diálogo mais pessoal. Como você pode imaginar, isso favorece o relacionamento com clientes e, consequentemente, um maior número de vendas.
A técnica Rapport é muito utilizada por vendedores, como diz o texto isso cria conexão e confiança, e essa é uma excelente estratégias para aprimorar, assim como todo aprendizado contribui para o sucesso! Fique por dentro dos 7 melhores livros para empreendedores e aprenda a fazer negócios promissores.
Conhecendo a técnica e aplicando-a, os resultados são imediatos e satisfatórios.