O recrutamento e seleção é uma tarefa que demanda bastante tempo, e mesmo assim algumas vezes o candidato selecionado não se adequa as necessidades da empresa, tendo então que reiniciar o processo.
Essa etapa pode inclusive trazer impactos negativos para a organização, como gastos desnecessários e retrabalho, por exemplo.
Entretanto, é possível tornar essa rotina muito mais prática. Quer saber como? Então continue a leitura.
O que é recrutamento e seleção?
O Recrutamento e seleção é uma das atividades do departamento de Recursos Humanos, o principal objetivo é atrair e selecionar o pessoal mais adequado para ocupar determinado cargo na empresa.
É muito comum que esses termos sejam utilizados juntos como se fossem sinônimos ou uma coisa só, no entanto, elas são duas funções completamente diferentes, que se completam e devem ser trabalhadas em conjunto para garantir maior eficácia.
Entenda melhor o conceito de cada uma a seguir:
Recrutamento: É um agrupamento de técnicas e processos que visam atrair profissionais qualificados para preencher determinadas vagas em aberto dentro de uma instituição. As etapas que compreendem o recrutamento são:
- Descrição da vaga
- Divulgação do cargo em aberto
- Recebimento dos currículos
Seleção: Compreende a etapa em que será selecionado o profissional ideal de acordo com as necessidades do cargo. Nessa parte são tomadas diversas ações para escolher o candidato que esteja alinhado ao perfil buscado pela empresa, algumas dessas ações são:
- Triagem dos currículos
- Entrevistas
- Testes
- Dinâmicas
- Escolha do profissional
A importância de boas técnicas de recrutamento e seleção para as empresas
Instituições que adotam boas técnicas de recrutamento e seleção possuem maior diferencial competitivo.
Com um sistema eficiente ocorre a redução de custos com os processos de contratação e demissão de profissionais, além de aumentar a produtividade do setor e, por consequência, melhora os resultados e rentabilidade da empresa.
Além disso, sabemos que os modos de trabalho passaram por uma grande evolução ao longo do tempo.
Atualmente os jovens não tendem a permanecer em um mesmo cargo ou empresa por muito tempo como era antigamente.
Por esse motivo, ao aplicar boas técnicas de recrutamento e seleção a empresa estará investindo também na redução de turnover (rotatividade de pessoal).
Benefícios de processo de recrutamento e seleção bem estabelecidos
De acordo com uma pesquisa realizada pela IBOPE o processo de admissão de um novo colaborador por demorar até 2 semanas.
Ainda, de acordo com um levantamento feito pela Reachr revela que uma empresa gasta até 52,5 horas e investe em torno de R$ 2.404,63.
Portanto, para minimizar os custos e otimizar o tempo gasto nessa tarefa é preciso investir em um processo de recrutamento e seleção bem estabelecido. Veja abaixo outros benefícios:
- Alinhamento do colaborador com a cultura da empresa
- Formação de equipes de alta performance.
- Redução significativa do índice de turnover
- Melhora o clima organizacional
- Otimização do tempo
- Redução das despesas
Principais técnicas de recrutamento e seleção
Através das técnicas de recrutamento e seleção os recrutadores podem identificar com melhor precisão os candidatos mais qualificados para preencher as vagas em aberto de acordo com a missão, visão e valores da empresa.
Veja a seguir as principais técnicas utilizadas:
- Seleção interna: Essa é a opção mais prática e assertiva para uma instituição. Ela consiste basicamente em avaliar os talentos internos e verificar quais estão capacitados para preencher os cargos disponíveis.
- Indicação de funcionários: Essa técnica permite que os próprios colaboradores indiquem pessoas para trabalhar na empresa.
- Banco de currículos: Esse é um dos métodos mais tradicionais de recrutamento e seleção. Ela consiste em armazenar currículos de bons candidatos que inicialmente não estavam aptos para preencher a vaga, mas que podem ser uma boa opção para uma futura oportunidade.
- Contatos com escolas e universidades: Um bom relacionamento com instituições de ensino é uma técnica que permite não só a contratação de profissionais mais experientes, mas também de iniciantes para vagas de menor aprendiz, estagiários ou trainees, por exemplo.
- Agências e Headhunters: Essa técnica consiste em contratar empresas e profissionais especializados em recrutamento. A princípio investir nessa opção pode parecer custoso, entretanto qualifica ainda mais os processo de seleção na sua instituição.
- Redes sociais: O processo de contratação através das redes sociais se dá por meio da postagem e divulgação das oportunidades da empresa.
- Cooperativas de Trabalho: a contratação de mão de obra por meio de cooperativa de trabalho é uma alternativa para, entre outros benefícios, agilizar os processos e reduzir custos.
Novas técnicas
Com o constante avanço tecnológico novas técnicas de recrutamento e seleção estão sendo aplicadas e trazendo ótimos resultados. Confira abaixo quais são elas:
- Inbound Recruiting: Esse técnica segue a mesma linha do Inbound Marketing. Nessa nova tendência você planeja qual é o profissional que deseja atrair e estabelece uma jornada de atração através de conteúdos, para que assim ele tenha interesse em trabalhar para a sua organização.
- Vídeos: Essa é outra tendência de recrutamento e seleção. Através dos vídeos você pode fazer a divulgação da vaga em aberto ou utilizá-lo como uma das etapas da seleção, solicitando que os participantes produzam vídeos.
- Provas online: As provas online são um meio de avaliar as competências técnicas dos candidatos, auxiliando na escolha do candidato. Os testes podem ser de redação, programas e sistemas como Excel e Word, por exemplo, ou ainda provas de idioma.
- Inteligência artificial: Essa é uma nova tendência que gera controvérsias nos setores de RH. Ela consiste em utilizar chatbots para conversar com os candidatos e fazer as etapas iniciais do processo de seleção.
- Mapeamento comportamental: É uma análise do perfil e comportamento do candidato visando encontrar o que possua as qualificações ideais para preencher a vaga.
5 Dicas para um processo de recrutamento e seleção eficaz
#1 Descrição da vaga
O anúncio da oportunidade da empresa deve ser bem redigido e conter todas as informações detalhadamente. Caso contrário, será muito difícil encontrar candidatos qualificados e com o perfil desejado.
Alguns dados que não podem faltar na descrição da vaga são: cargo a ser preenchido, exigências, breve descrição do cargo e tarefas a serem realizadas, jornada de trabalho, localização da empresa e diferenciais oferecidos.
#2 Análise do perfil desejado
Embora essa pareça uma tarefa simples muitas empresas acabam esquecendo de especificar qual é o perfil e qualidades do profissional que elas estão buscando.
Preestabelecer isso e já deixar uma prévia do que estão procurando na descrição do anúncio facilita muito na hora de encontrar os candidatos adequados.
#3 Planejar o processo seletivo
Fazer um planejamento do processo seletivo é essencial. Um sistema desorganizado afeta também a imagem da empresa, afastando os candidatos mais qualificados.
Além disso avalie o que será mais eficaz durante o recrutamento. Por exemplo, solicitar que os candidatos façam um teste de inglês ou redação durante o processo seletivo não será necessário se essas atividades não estiverem na rotina de trabalho deles.
#4 Valorize as qualidades dos funcionários atuais
Se você já tem bons profissionais na sua empresa, avalie quais são as melhores características e qualidades deles e faça disso um pré-requisito para as próximas vagas.
#5 Avalie o comportamento do candidato
É preciso avaliar o comportamento dos candidatos conforme os requisitos da vaga.
Por exemplo, se o cargo exige paciência, saber trabalhar sob pressão ou ainda trabalho em equipe, faça dinâmicas em busca de encontrar os candidatos que mais se adequem nesses perfis.
Mesmo que o currículo do profissional seja excelente de nada adiantará se o mesmo não possuir equilíbrio emocional ou os critérios desejados.
Contratar um profissional desestabilizado pode acabar prejudicando o clima organizacional e o rendimento da equipe.
Por isso, veja 7 razões para sua empresa delegar o recrutamento de profissionais.
Considerações finais
Enfim, como pudemos observar ao longo desse artigo, aplicar boas técnicas de recrutamento e seleção é muito vantajoso para a empresa em diversos aspectos.
Você sabia que a contratação por cooperativa reduz 90% do trabalho de recrutamento e seleção das empresas? Isso porque elas são formadas por profissionais de um mesmo segmento, como por exemplo, especialistas das áreas de saúde, tecnologia, administrativa e logística, entre outros.
Com amplo banco de dados de profissionais, quando uma empresa solicita eles identificam qual sócio cooperado está alinhado a descrição solicitada e encaminham para entrevista. Ou seja, maior agilidade e eficiência na reposição profissional. Você conhece os outros benefícios de atuar com cooperativa de trabalho? Então, clique aqui.