Assim como diversos setores de uma organização, o papel do recursos humanos se transformou e não é mais como era conhecido a anos atrás.
Essas mudanças em grande parte ocorreram devido aos avanços tecnológicos, contribuindo com novos equipamentos e ferramentas, as alterações comportamentais e novas culturas organizacionais.
Essa renovação é conhecida também por RH 4.0, que faz relação com a indústria 4.0. Você sabe o que significa isso?
Se a resposta for não, continue a leitura e descubra. No post de hoje nós vamos abordar o papel do recursos humanos nesta nova era.
O que são recursos humanos?
Os recursos humanos são todos os indivíduos que compõem uma empresa.
Já o departamento de RH, é considerado como um conjunto de procedimentos e estratégias empregadas por profissionais da área.
Esse setor se dedica à gestão de comportamentos internos e valorização do capital humano nas organizações.
Antigamente o RH era considerado como uma despesa para a instituição, sendo visto apenas como o setor responsável pela folha de pagamento e contratação de funcionários.
Porém, conforme veremos a seguir, esse papel já não é mais o único presente nesse departamento. Os recursos humanos têm um papel estratégico dentro da indústria 4.0.
O que é a indústria 4.0?
A indústria 4.0, também conhecida como Quarta Revolução Industrial, é uma ideia proposta recentemente que abrange as principais inovações tecnológicas aplicadas aos processos de manufatura.
Ainda, de acordo com o site do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços do Governo Federal, esse conceito se caracteriza por um conjunto de tecnologias que permitem a fusão do mundo físico, digital e biológico.
As principais tecnologias que possibilitam essa união são: Manufatura Aditiva, a Inteligência Artificial, a IoT (internet das coisas), a Biologia Sintética e os Sistemas Ciber Físicos (CPS).
Através desses itens, o processo de produção tende a se tornar mais eficiente.
Saiba mais sobre a quarta revolução industrial ou a indústria 4.0, aqui.
RH 4.0
RH 4.0 surge com um novo pensamento em relação ao tradicional recursos humanos.
Assim como na indústria 4.0 ele utiliza as tecnologias para facilitar os processos rotineiros e é organizado em estratégias que valorizam o comprometimento e a satisfação dos colaboradores.
Os procedimentos e tomadas de decisões atualmente podem ser baseados em dados, através do uso de ferramentas como big data e inteligência artificial, por exemplo.
Desse modo, diversos estudos podem ser facilmente aplicados e consultados através dessas tecnologias, facilitando a rotina do setor.
O novo foco do RH está em investir no bem-estar de seus funcionários. Dessa forma é possível aumentar a produtividade das equipes e aumentar o faturamento da empresa.
Além disso, o centro principal não é mais apenas os processos costumeiros como folhas de pagamentos e contratação. Agora o setor desenvolve planos para avaliar, motivar e reter os talentos.
Quais são características de um RH estratégico?
Departamentos de recursos humanos estratégicos utilizam metodologias avançadas para focar no desenvolvimento de pessoas e organizações.
Ele atua como uma ligação entre os profissionais e a empresa, garantindo que as necessidades de todos sejam satisfeitas.
Um RH estratégico avalia os profissionais como “pessoas” a partir de seus pontos fortes, fracos, habilidades e interesses.
Além disso, ao contrário do RH tradicional, o estratégico busca evitar o excesso de burocracia. O seu foco principal está nas metas e objetivos da organização. Trabalha com tecnologias e otimização dos processos.
Outra forte característica é ter profissionais que entendam todos os processos da empresa. Antigamente cada funcionário era responsável por uma área e não entendia o funcionamento dos outros departamentos, o que não cabe em um modelo de RH estratégico.
É preciso ainda manter uma boa comunicação e um relacionamento descontraído com os stakeholders (partes interessadas na instituição).
O segredo para formular recursos humanos estratégicos é reunir profissionais de excelência, as melhores ferramentas, aplicar uma gestão moderna e fazer uma boa análise da situação.
Sendo assim, um RH estratégico pode ser considerado um diferencial competitivo para as organizações. Veja abaixo um resumo em tópicos das principais características citadas:
- Foco no desenvolvimento dos colaboradores e da organização
- Elo entre profissionais e empresa
- Enxerga os funcionários como pessoas
- Evita o excesso de burocracia
- Faz uso de tecnologias para otimização dos processos
- Profissionais de recursos humanos estratégicos possuem visão global da empresa
- Boa comunicação e relacionamento com os stakeholders
Como o RH pode contribuir para a construção de Resultados?
O papel dos recursos humanos para os resultados de uma organização é através de ações estratégicas que envolvem processos-chave como recrutamento e seleção, educação corporativa, desenvolvimento e gestão de desempenho.
É responsabilidade do RH participar ativamente da formulação de práticas e políticas voltadas à atração e retenção de talentos, planos de carreira e formação de equipes de alta performance.
O RH tem a capacidade de mensurar, analisar e acompanhar diversos indicadores de desempenho dos funcionários, avaliando todos os aspectos que podem estar prejudicando a produtividade no trabalho.
Ao acompanhar esses dados é possível identificar quais são os pontos que necessitam de melhorias e planejar treinamentos ou alternativas para solução do problema.
Quais são as tendências de recursos humanos?
Todas as transformações no setor de recursos humanos que citamos anteriormente no artigo nos possibilita a previsão de algumas tendências para essa área nos próximos anos. Confira abaixo.
Menor tempo de trabalho:
O uso dos recursos tecnológicos tem permitido que o setor de RH produza mais e em menor tempo.
Consequentemente, as jornadas de trabalho poderão ser reduzidas sem prejuízos para as atividades diárias que são necessárias na empresa.
Ainda, de acordo com um artigo da Forbes, já existe uma conscientização de que profissionais que reduzem a jornada de trabalho são mais produtivos.
Contratação mais assertiva:
As novas ferramentas e plataformas disponíveis permitem um processo de recrutamento e seleção mais assertivo.
É possível pesquisar currículos no LinkedIn ou promover vagas de emprego para públicos muito segmentados por meio de anúncios nas redes sociais e sites de buscas como o Google.
Além disso, o uso desses mecanismos digitais impulsiona o trabalho remoto.
Desse modo, é possível contratar os profissionais desejados e mais adequados para ocupar os cargos em aberto da empresa, independentemente do local onde o candidato resida.
Atividades 4.0:
A automatização de processos é uma forte tendência do RH. Isso significa que o uso das tecnologias será aplicado em qualquer atividade possível dentro do setor de recursos humanos.
E cada vez mais novas ferramentas irão surgir para atender as demandas que ainda não estiverem cobertas por essas inovações.
Colaboradores como influenciadores:
De acordo com a pesquisa TIC Domicílios 70% da população brasileira está conectada à internet, isso significa 126,9 milhões de pessoas.
Com base nisso, o setor de recursos humanos poderá abordar mais os colaboradores como influenciadores digitais dos serviços e produtos da instituição. Usando isso como um diferencial competitivo.
Gestão remota:
Há cada vez menos necessidade de gestores se locomoverem até a organização. Softwares como CRM e ERP permitem que você registre metas e resultados remotamente.
O uso crescente de escritórios domésticos facilita a gestão remota e ainda reduz o tempo que os profissionais gastam no trajeto até o trabalho, evitando trânsitos e filas.
Qual é o papel do RH nesta nova era?
Atualmente, os recursos humanos se tornaram uma referência dentro das organizações, e apenas desenvolver e operacionalizar tarefas não é mais o suficiente.
O atual foco das atividades de execução é melhorar o desempenho da empresa através dos colaboradores.
Além disso, é papel do RH proporcionar um ambiente favorável para a realização de atividades, cultivando talentos e investindo no recrutamento eficaz.
Desse modo, é possível formar equipes mais colaborativas, participativas e que se alinhem aos valores e objetivos da instituição.
Outra atribuição desse setor é reduzir o índice de turnover e aumentar o engajamento dos funcionários.
Por fim, podemos considerar que é dever do RH 4.0 tirar vantagem dos recursos tecnológicos. Utilizando-os para melhorar os processos da instituição, tais como: melhorar a comunicação interna, analisar índices de desempenho, automatizar processos e conciliar os interesses da empresa com os dos colaboradores.
Sabe quais são os benefícios da gestão de Recursos Humanos para a sua empresa? Clique aqui e descubra.