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Saúde Ocupacional: O Cuidado com Colaboradores e Benefícios para Empresas

A saúde ocupacional é o setor responsável pela proteção da saúde dos colaboradores dentro da organização.

O seu foco é evitar acidentes, riscos e outras doenças que o ambiente de trabalho pode oferecer.

Portanto, investir na saúde ocupacional é fundamental para que a organização consiga se desenvolver com sucesso e para que seja possível promover a saúde física e psicológica dos colaboradores.

Apesar de ser um termo comumente usado, existem muitas dúvidas que podem surgir sobre esse assunto como por exemplo, quais profissionais podem atuar na saúde ocupacional, qual a importância desse setor para a organização, entre outras.

Diante disso, preparamos esse post para que você possa entender mais sobre a saúde ocupacional e como ela funciona.

Ficou interessado? Então continue lendo esse texto!

 

O que é saúde ocupacional?

A saúde ocupacional é um ramo da medicina que está voltado à saúde dos colaboradores que fazem parte das organizações de trabalho.

Esse setor é responsável pela prevenção de doenças e de outros fatores que podem impactar negativamente a saúde e a vida do trabalhador.

Para isso, a saúde ocupacional da empresa, deve proporcionar um ambiente de trabalho adequado e promover o bem-estar físico e emocional dos colaboradores.

Veja algumas formas em que a organização pode desenvolver as condições de segurança ideais para a qualidade de vida dos funcionários:

 

Por meio dessas ações, os funcionários poderão realizar suas atividades com segurança e com garantia de um bem-estar social.

 

Medicina Ocupacional X Saúde Ocupacional

Esses dois termos são bem similares e ambos estão voltados para o cuidado da saúde dos colaboradores.

Entretanto, eles possuem significados e origens diferentes. Vamos explicar cada um deles a seguir.

 

Medicina Ocupacional

A medicina ocupacional ou medicina do trabalho é um termo que surgiu na Inglaterra no século XIX, durante a Revolução Industrial.

Nessa época, a mão de obra era muito explorada pelos empregadores e isso acarretou várias doenças dos trabalhadores, passando a ser necessários que os médicos interviessem nas fábricas.

Desse modo, surgiu a medicina ocupacional que permitia que os médicos atuassem nas fábricas, garantindo a saúde dos operários.

O resultado foi tão satisfatório que a medicina ocupacional se tornou indispensável para evitar o afastamento e casos de doenças entre os trabalhadores.

 

Saúde Ocupacional

O conceito de saúde ocupacional surgiu no período pós-guerra, quando houve um aumento dos processos fabris e produção industrial causando um aumento das doenças e acidentes de trabalho nas fábricas.

A medicina ocupacional já não conseguia mais garantir o bem-estar dos colaboradores, assim, a saúde ocupacional surgiu para expandir o que a medicina do trabalho realizava nas fábricas.

Pois, na saúde ocupacional, atuavam outros profissionais de saúde como psicólogos que estavam focados em manter o bem-estar físico, emocional e social dos trabalhadores.

Desse modo, o principal objetivo da saúde ocupacional era manter um ambiente de trabalho seguro e extinguir os riscos de acidente no ambiente de trabalho que pudessem prejudicar os indivíduos.

 

Qual a importância da saúde ocupacional para as empresas?

Quando a organização investe na saúde ocupacional, ela demonstra que se preocupa com a saúde e bem-estar dos profissionais. Assim, os colaboradores se sentem valorizados e trabalham com mais engajamento.

Quando os profissionais estão com a saúde física e mental saudável eles produzem com maior qualidade e isso se torna uma vantagem competitiva para a empresa.

Dessa forma, a saúde ocupacional é importante para que as organizações possam garantir um ambiente de trabalho adequado, seguro e mais agradável para que os funcionários possam realizar suas atividades da melhor forma.

Além disso, ela também auxilia na contratação de funcionários, analisando se ele está apto para assumir o cargo, evitando acidentes que possam prejudicar a sua saúde após a contratação.

Por último, esse setor também é responsável pelo exame demissional dos colaboradores.

Através desse exame, o médico vai poder avaliar se o funcionário adquiriu alguma doença ou lesão pela atividade que ele realizava.

O funcionário deve ser liberado da empresa, com as mesmas condições de saúde de quando ele foi contratado.

Portanto, a medicina ocupacional é responsável por auxiliar na manutenção e prevenção de riscos que ameaçam a saúde dos trabalhadores.

 

Quais as áreas relacionadas às ações da saúde ocupacional?

As empresas podem realizar muitas ações voltadas para a saúde dos colaboradores. Algumas delas são obrigatórias, conforme a legislação trabalhista, e outras são feitas conforme a organização achar necessário.

O departamento de recursos humanos é o principal responsável por colocar em prática esses papéis dentro da organização.

Portanto, além das funções já conhecidas de recrutamento, seleção, treinamento e capacitação dos funcionários, o profissional de RH também é responsável por auxiliar na implementação das ações de saúde ocupacional e na fiscalização.

Dessa forma, o RH é responsável pelos seguintes pontos:

  • Verificar se os colaboradores estão utilizando corretamente o EPI (equipamento de proteção individual) e o EPC (equipamento de proteção coletiva);
  • Divulgar condutas e comportamentos que os colaboradores devem ter para evitar lesões e acidentes;
  • Instaurar a CIPA;
  • Brigada de incêndio;
  • Ergonomia.

 

Assim, o RH deve buscar realizar atividades que estimulem uma cultura de cuidado e prevenção dentro da organização. Por meio de palestras de prevenção de doenças, programas para falar sobre vícios e comportamentos inadequados, treinamento para os colaboradores, entre outros.

Dessa forma, os funcionários vão saber o que pode ou não ser feito e diminuir os riscos de lesões e acidentes dentro da empresa.

 

Como as empresas devem estruturar as áreas de medicina ocupacional?

A estruturação do departamento de saúde ocupacional pode variar de organização para organização de acordo com o número de funcionários e da atividade que ela realiza.

Isto porque, organizações de pequeno porte, podem ter apenas um técnico de segurança de trabalho que realiza todo o papel da saúde ocupacional dentro da organização.

Já as empresas de grande porte, precisam avaliar o risco da sua atividade para estruturar esse departamento.

Entretanto, independentemente do tamanho da empresa, é necessário avaliar os seguintes pontos antes de estruturar o setor de saúde ocupacional:

  • Avaliar o risco da atividade realizada;
  • Avaliar o número de funcionários registrados que atuam na organização.

 

Por exemplo, uma organização de risco 4 (nível mais alto) e que possui mais de 101 funcionários, precisa ter um engenheiro de segurança do trabalho atuando na empresa em tempo parcial.

Todavia, uma empresa de risco 1 (nível mais baixo), precisa ter cerca de 2.000 funcionários para que seja necessário um engenheiro atuando na organização.

Ou seja, não existe uma regra específica sobre a formação desse setor, por isso, antes de estruturá-los, as organizações precisam avaliar todos os requisitos necessários previstos na legislação.

Portanto, para implementar esse setor na organização, os gestores devem seguir os passos abaixo:

 

1 – Desenvolva um plano de ação

O plano de ação é um planejamento específico da empresa e ele consiste nos seguintes passos:

  • Identificar os problemas;
  • Estudar a situação atual da empresa;
  • Definir as equipes de trabalho;
  • Definir as ações a serem tomadas;
  • Realizar as ações;
  • Avaliar os resultados obtidos.

 

2 – Implemente a ISO 45001

A ISO 45001 é uma certificação baseada em um padrão internacional de segurança do trabalho e o seu foco está voltado para o Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional.

O objetivo da ISO é que as organizações desenvolvam uma estrutura capaz de gerenciar os riscos, evitar lesões e problemas de saúde ocupacionais e ainda promover um ambiente de trabalho seguro para os funcionários.

É importante dizer que essa certificação pode ser adquirida por qualquer empresa independente do seu porte.

 

3 – Saiba a função de cada profissional

Cada profissional que atua na saúde ocupacional da organização possui uma função diferente, dessa forma, eles contribuem para a gestão de segurança do trabalho através de seus conhecimentos técnicos.

Nós iremos ver a seguir, quais profissionais atuam nesse setor dentro da organização. Porém, para que a implementação tenha sucesso, os gestores precisam saber o papel de cada profissional para delegar as funções de forma adequada.

 

4 – Monitore as atividades

É importante ter um profissional responsável pela supervisão das atividades exercidas pelos colaboradores.

Dessa forma, é possível garantir que tudo esteja sendo feito conforme previsto e evitar que ocorra algum imprevisto.

 

5 – Fazer a manutenção das máquinas

Por último, ao implementar o setor de saúde ocupacional, as empresas devem realizar a manutenção das máquinas com periodicidade a fim de evitar acidentes.

Existem alguns tipos de manutenção, são elas:

É importante ressaltar que as funções da saúde ocupacional podem ser terceirizadas para uma empresa especializada, isso elimina gastos que a organização pode ter com esse setor.

 

Quem são os profissionais que atuam na área de saúde ocupacional?

De acordo com a Norma Regulamentadora nº 4 do MTE existem determinados profissionais que atuam na saúde ocupacional dentro das organizações de acordo com o número de funcionários e a natureza das atividades prestadas. São eles:

 

Médico do trabalho

O médico do trabalho é um profissional especializado em saúde ocupacional. As suas principais funções desse cargo são:

  • Emitir o atestado admissional do colaborador;
  • Emitir o atestado de saúde ocupacional, periódico e demissional (ASO);
  • Realizar os exames periódicos dos colaboradores;
  • Emitir o Programa de Prevenção de riscos ambientais (PPRA);
  • Criar o PCMSO de acordo com a natureza e condições da organização.

 

Enfermeiro do trabalho

O enfermeiro do trabalho atua dentro das organizações, colaborando para manter a saúde dos colaboradores e diminuir os riscos de acidente no ambiente organizacional.

As suas principais funções nesse ambiente são:

  • Realizar primeiros socorros em caso de acidentes;
  • Realizar curativos;
  • Tratar lesões;
  • Administrar medicamentos.

 

Além disso, ele pode realizar o acompanhamento de funcionários que sofreram algum tipo de lesão grave.

Os enfermeiros também podem fazer o auxílio em campanhas sanitárias dentro da organização, instruindo os colaboradores a utilizar os equipamentos de forma adequada a fim de reduzir riscos à saúde.

 

Psicólogo

Os psicólogos são os profissionais responsáveis por cuidar da saúde mental dos colaboradores, o foco deles está voltado para reduzir os danos causados pelas rotinas de trabalho.

Dessa forma, o psicólogo pode atuar nas seguintes situações:

  • Estabelecer um diálogo entre gestor e colaborador;
  • Realizar diagnósticos de doenças psicológicas causadas pelas rotinas de trabalho, como burnout e depressão.

 

Ergonomista

O ergonomista é um profissional de saúde ocupacional que possui uma especialização em uma área paramédica. Ou seja, ele pode ser especializado em: Educação física, nutrição, fisioterapia, farmácia etc.

Dessa forma, a principal função do ergonomista é avaliar se os profissionais estão realizando as suas atividades do dia a dia com a postura adequada.

Assim, ele evita que os profissionais tenham problemas de postura ou desenvolvam alguma lesões por esforço repetitivo (LER).

 

Técnico em segurança do trabalho

Este profissional é responsável por avaliar se o local de trabalho, as instalações e os equipamentos da empresa oferecem algum tipo de risco aos funcionários.

Se ele identificar algum risco, ele vai recomendar mudanças necessárias a fim de evitar acidentes.

Para isso, ele pode sugerir que os funcionários utilizem equipamentos de proteção e estabeleça novas regras que garantam a segurança de todos.

Além disso, podemos destacar outras funções do técnico em segurança do trabalho:

  • Avaliar a segurança no ambiente de trabalho;
  • Verificar o nível de higiene e criar soluções necessárias;
  • Avaliar a política de prevenção de incêndios;
  • Fiscalizar o uso de EPI´s.

 

Vale ressaltar que esse profissional também investiga acidentes que ocorrem dentro da empresa.

Ele também é responsável por realizar o treinamento dos funcionários, no que diz respeito às normas de segurança e orientações em caso de emergências.

 

Engenheiro de Segurança do Trabalho

O papel do engenheiro de segurança do trabalho dentro das organizações é garantir que as normas estejam sendo cumpridas para evitar acidentes.

Por isso, as principais funções desse profissional são:

  • Inspeção e certificação dos equipamentos;
  • Emissão de laudos sobre as atividades realizadas;
  • Desenvolver estratégias para tornar o ambiente organizacional mais produtivo;
  • Desenvolver projetos de prevenção a acidentes;
  • Realizar a medição de risco físicos e biológicos como luz, calor, poeira, ruído etc.

 

Além disso, o engenheiro também pode realizar palestras, cursos e outros materiais que auxiliem na conscientização dos profissionais.

 

Considerações finais

A saúde ocupacional é um setor de extrema importância dentro das organizações. Visto que, essa área é responsável por garantir a saúde, bem-estar e a qualidade de vida dos colaboradores.

O departamento de recursos humanos é o principal responsável por desenvolver ações de saúde ocupacional na organização, dentre elas podemos citar palestras, incentivo do convênio médico, ergonomia, entre outros.

Essas medidas vão criar um ambiente organizacional mais seguro e dessa maneira os profissionais estarão mais motivados. Ademais, também é possível reduzir doenças causadas pelo trabalho, ausência de funcionários e acidentes.

Portanto, se a organização deseja estimular a produtividade dos colaboradores e ter resultados positivos, talvez seja a hora de implementar as medidas da saúde ocupacional.

Dessa forma, a empresa demonstra cuidado pelos colaboradores.

 

Agora que você conhece mais sobre a importância da saúde ocupacional para a sua empresa, confira sobre  prioridade estratégica para a empresa com a saúde corporativa. 

Redação Empresas e Cooperativas

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