

A Sociedade cooperativa é estabelecida pela associação de um determinado grupo de pessoas com objetivos em comum, como a prestação de serviços ou o desenvolvimento de uma determinada atividade.
Esse tipo de sociedade não deve ter como objetivo o lucro, mas sim, o proveito comum dos cooperados.
O intuito do indivíduo que se torna cooperado é de buscar bens e capital com a intenção de favorecer os outros cooperados e não somente um ou outro.
Todo cooperado é trabalhador da cooperativa e, consequentemente, cliente também. O objetivo da reunião entre indivíduos é minimizar gastos vindos de fornecedores de serviços e produtos, reduzindo custos.
Existem vários tipos de cooperativas, como: habitacional, saúde, trabalho, produção, crédito, agropecuária, entre outros.
Esse modelo de sociedade tem princípios muito peculiares, que diferenciam as cooperativas de outros modelos de sociedade, veja:
Trabalhando em conjunto, certamente é possível ganhar mais força para a realização de objetivos comuns. Essa é uma das vantagens dos cooperados, mas não existe só ela. Confira outras:
As vantagens da sociedade cooperativa não se resumem apenas aos cooperados, mas beneficiam também as empresas tomadoras de serviços.
Contratando cooperativas, essas empresas ganham mais tempo e não precisam se desgastar realizando processos seletivos para a contratação de profissionais, já que na própria cooperativa encontrará profissionais qualificados para a execução de serviços.
Além de reduzir custos para a empresa, que não precisará ter uma estrutura permanente para um setor de contratação. Logo, isso transformará o gasto fixo em variável.
Mas, uma das principais vantagens para uma tomadora de serviços de uma cooperativa é o fato de que a empresa pode pensar exclusivamente no seu negócio, direcionando esforços para as atividades-fim, que a conduzirão ao sucesso com maior competividade no mercado.
A partir dessas informações você pôde conhecer um pouco da estrutura que compõe uma sociedade cooperativa e como ela é organizada.
Além disso, observamos também que esse tipo de modelo oferece uma série de benefícios, sejam eles para os associados, empresas tomadoras de serviços, para a própria cooperativa e, até mesmo, para o desenvolvimento da comunidade que elas estão inseridas.
Gostou do artigo? Quer saber mais sobre o assunto? Então para tirar suas dúvidas, veja e compare: Terceirização ou Cooperativa de trabalho, conheças suas diferenças.
Publicado em 18 de abril de 2019.
Atualizado em 11 de janeiro de 2022.