Uma gestão de negócios eficiente abrange uma série de atividades essenciais, inclusive citamos os principais processos em um post anterior aqui no blog. E, para facilitar todos eles e tornar as tarefas mais organizadas, existem inúmeros softwares e aplicativos que facilitam o dia a dia e tornam as atividades mais organizadas.
Quer conhecer alguns deles para começar a aplicar em seu negócio? Então acompanhe o nosso post!
Gestão de negócios e a tecnologia
Antes de darmos as dicas citadas acima, sempre é bom lembrar os empreendedores sobre a importância da tecnologia para a gestão de negócios. Hoje administrar uma empresa é uma tarefa muito mais complexa do que há alguns anos.
Os processos vem mudando de forma rápida e, com isso, a forma de gerir também. E aquelas organizações que continuam realizando suas funções de mesma forma que no passado acabam perdendo clientes para a concorrência, que inclusive é cada vez mais acirrada.
E a tecnologia, nesse aspecto, só veio para somar. Aliás, ela é um dos pilares de uma gestão de negócios contemporânea, a qual deve ser focada na inovação.
Por meio de diversos sistemas voltados para todos os processos fundamentais para a gestão, é possível centralizar informações, economizar tempo, riscos e custos, tornar as atividades mais produtivas e ainda fornecer subsídios para a tomada de decisão.
Dicas de ferramentas gratuitas e pagas
Depois de ler até aqui, muito provavelmente você esteja ainda mais interessado em unir ou implementar ainda mais a tecnologia na gestão de negócios da sua empresa. Então vamos lá! Listamos algumas ferramentas gratuitas e pagas que podem te ajudar nessa tarefa:
ZeroPaper (pago)
O ZeroPaper é uma plataforma financeira na nuvem que ajuda as empresas com funcionalidades como controle de contas, fluxo de caixa, relatórios gerenciais, agenda de clientes e fornecedores e até mesmo alertas em SMS para que o empresário não atrase nenhuma conta. Além disso, oferece suporte via e-mail e telefone.
ERP Lite Free (gratuito)
Um software gratuito e bastante completo, o ERP Lite Free atende de forma integrada a área de vendas, estoque e finanças e, por isso, facilita de forma significativa a gestão de negócios. Entre as suas funcionalidades estão pedidos, liberações, faturamento, regras fiscais, controle de estoque, custo médio, fluxo de caixa e cobranças.
Vendas (teste grátis)
O Vendas é um aplicativo da Conta Azul disponível para Android e iOS que une processos e auxilia as empresas a atingirem suas metas. Permite a emissão de vendas pelo celular, o cadastro e gerenciamento de clientes, produtos e serviços, facilitando o controle de estoque.
Open Drive (gratuito para até 5gb)
É muito comum que empresários participem de reuniões constantes. E chegar em uma delas e esquecer o pen drive com informações importantes pode ser uma verdadeira perda de tempo, além de ser constrangedor.
O Open Drive foi criado justamente com essa finalidade, a de armazenar na internet as informações que o empreendedor precisa. Além de atuar como um backup online, também permite compartilhar documentos, sincronizar pastas e criar links dos arquivos armazenados para serem enviados via e-mail.
Evernote (gratuito)
O Evernote, disponível para Windows 8, Android, iOS e Windows Phone serve para fazer anotações e organizar arquivos importante para a gestão de negócios. Com ele, é possível criar lembretes, registrar ideias, guardar imagens e organizar todos os documentos dentro de fichários. Além disso, é possível compartilhar as notas com outras pessoas.
Runrun.it (teste grátis)
O Runrun.it foi criado com o objetivo de contribuir com a gestão de pessoas. O sistema permite gestão de tarefas e projetos, oferece indicadores de performance, comunicação integrada e formalizada, gestão de custos por clientes, entre outros.
Hondana (pago)
Para auxiliar a comunicação interna de uma empresa existe o Hondana. Este app permite que as empresas capacitem seus colaboradores por meio de um chatbot que envia conteúdos e dicas diariamente para os smartphones dos funcionários, com o objetivo de trazer mais engajamento e boas ideias.
Easystore (grátis)
O Easystore é um software de gestão de negócios que integra o controle de estoque e o financeiro. Com ele, é possível criar fichas individuais que concentram vendas, informações de compras, fornecedores, entre outros.
Operand (teste grátis)
Para auxiliar as empresas a realizarem sua gestão de Marketing é que foi desenvolvido o Operand. Com ele, é possível criar e acompanhar projetos, monitorar o tempo despendido em cada atividade, visualizar as tarefas que estão sendo executadas, criar propostas, gerenciar finanças e avaliar o desempenho dos colaboradores.
Processos bem estabelecidos e apoiados por tecnologia facilitam a gestão e a entrega de produtos e serviços de qualidade para os seus clientes. Afinal, as empresas que excelentes conquistam melhores resultados e de forma mais consistente. Baixe o nosso infográfico e saiba como colocar sua empresa no caminho da excelência, segundo estudos realizados pelo escritor Jim Collins.
A Tecnologia da Informação hoje faz a grande diferença no mundo atual. Com ela é possível otimizar o tempo, melhorar os processos e se tornar mais competitivo.