Uberização do Trabalho: Entenda Tudo Sobre Esse Conceito!
A uberização do trabalho é um conceito que surgiu já faz algum tempo, se tornando mais popular nos últimos anos. Um dos principais motivos para sua crescente foram as altas taxas de desemprego, que fizeram surgir novas formas de trabalhos autônomos.
Além de explicar mais sobre como essa tendência começou e como funciona hoje, também vamos nos aprofundar em outros detalhes pertinentes sobre a modalidade. Continue acompanhando esse texto e confira!
O que é uberização do trabalho?
Como você já deve ter associado, o termo “uberização do trabalho” deriva da própria empresa Uber, e esse conceito marca um novo modelo de emprego que não se limita aos motoristas de aplicativo.
A referência abrange todas as formas de trabalho que são mais flexíveis do que os empregos convencionais, que se caracterizam pelos horários fixos, hierarquia estabelecida e um vínculo empregatício formal.
Nesse regime, você basicamente vende seu trabalho de forma terceirizada para uma empresa ou plataforma.
Dentro desse cenário, os aderentes dessa modalidade têm autonomia para fazer seus próprios horários, selecionar os seus clientes e usufruir de outras vantagens que surgem com a flexibilidade proporcionada por este conceito.
Quais são as principais características da uberização?
Muitas pessoas se perguntam quais são as principais características da uberização do trabalho e, de antemão, é importante destacar que essa nova modalidade oferece várias distinções dentro de si, de acordo com o segmento específico do qual falamos.
No geral, porém, podemos destacar como as principais características da uberização:
- Flexibilidade de horários;
- Prestação de serviços pontuais;
- Regulamentação própria, de acordo com cada empresa;
- Inexistência de um salário fixo e imutável;
- Possibilidade de fazer seu próprio gerenciamento de tempo.
Quais são as vantagens da uberização para os profissionais?
Agora que já falamos sobre o que é essa nova modalidade de trabalho e como ela se caracteriza, é hora de elencar algumas das principais vantagens da uberização do trabalho para os profissionais inseridos no mercado.
Você é seu próprio chefe
Uma das vantagens mais notáveis desse novo modelo de trabalho é oferecer a possibilidade de as pessoas trabalharem de forma independente.
Nas empresas que se utilizam desse tipo de modalidade, o que ocorre é uma prestação de serviços mais simplificada, em que você não responde diretamente a ninguém que está hierarquicamente acima de você.
É claro que, como em qualquer outro trabalho, existem regras que precisam ser seguidas para o exercício da profissão. Ainda assim, você será o seu próprio chefe, já que a relação empregatícia nesses trabalhos é mais linear e descomplicada.
Autonomia e flexibilidade
A flexibilidade de horários também é notável, o que garante aos profissionais muito mais autonomia em todas as áreas de sua vida.
Enquanto nos trabalhos convencionais você precisa cumprir uma carga horária determinada, na uberização você pode fazer seu próprio gerenciamento de tempo. Isso permite que você se organize da maneira que fica melhor para você, trabalhando nos dias e nos horários em que está disponível para dedicar-se a isso.
Inclusive, é por conta desse fator que muitas pessoas, que já contam com um emprego CLT, recorrem a vagas nessa modalidade de trabalho, para poderem garantir uma renda extra.
Desburocratização dos processos
Para trabalhos convencionais, existem processos seletivos das mais variadas formas e, muitas vezes, com fases complexas e demoradas até chegarem à conclusão da contratação do colaborador. O que não ocorre na uberização!
Nessa modalidade, os processos de avaliação e admissão são, em sua grande maioria, bem simples, exigindo apenas algumas etapas para que você esteja apto a começar a trabalhar.
Com facilidade e praticidade, você não precisa esperar muito para exercer a profissão.
Seus rendimentos aumentam junto ao seu esforço
É difícil pensar em algo no mundo profissional que gera mais frustração do que dar tudo de si no seu trabalho e, ainda assim, não ver esses esforços sendo compensados por um aumento de salário, não é?
Esse é outro problema que não acontece na uberização do trabalho. Por não estabelecer um salário fixo, quanto mais você se esforçar e quanto mais trabalhar no exercício da profissão, o reflexo de seus rendimentos serão uma consequência do seu mérito!
Amplas possibilidades no mercado
Outra coisa notável que é consequência da uberização do trabalho são as amplas possibilidades que essa modalidade oferece. Há menos exigências relacionadas ao local onde você mora, ou à formação que você tem.
A contratação de prestadores de serviços de maneira remota é uma das maiores representações disso, já que é possível encontrar, por exemplo, secretários virtuais que residem em qualquer lugar do Brasil, sem que isso prejudique a prestação dos serviços necessários.
A uberização pode ser considerada como um novo regime de trabalho?
Cada vez mais os estudiosos e o público no geral estão se referenciando à uberização como um novo modelo de regime de trabalho, já que este conceito se encaixa bem nessa posição.
Considerando todos os diferenciais que são apresentados quando em comparação com os trabalhos convencionais, é cada vez mais difícil pensar em alocar essas duas formas de emprego numa mesma categoria.
Assim, podemos considerar que a uberização é, sim, um novo tipo de regime trabalhista, com características e regras próprias, assim como se define de forma diferente dos empregos convencionais que se perpetuaram ao longo dos séculos.
Como surgiu o conceito de uberização do trabalho e qual a sua tendência?
A uberização, no contexto trabalhista, surgiu conforme as plataformas que oferecem serviços para o público começaram a nascer.
Como já falado no início deste conteúdo, o termo é originado da empresa Uber, que se tornou uma das pioneiras e até hoje uma das mais famosas companhias em popularizar esse tipo de regime de trabalho.
Nessa perspectiva, a Uber se consolidou apenas como uma plataforma digital para motoristas de aplicativo fazerem suas corridas. Assim, a empresa sempre deixou claro que os carros não eram seus, tal como os cadastrados na plataforma não eram seus empregados diretos.
Essa configuração foi a que passou a estabelecer os padrões da uberização do trabalho. De lá para cá, surgiram diversas outras plataformas e empresas que adotaram esse tipo de regime, cada um focando em suas próprias demandas e regras de funcionamento.
Conforme o mundo se torna cada vez mais moderno, a tendência é que a uberização cresça, pois esse regime se adequa bem ao contexto atual.
Quais são os segmentos em que a uberização está mais presente?
Devido à grande flexibilidade de atuação, cada vez mais empresas e plataformas que utilizam dessa modalidade estão ganhando seu espaço.
Entre os principais nichos que se consagraram nesse conceito, podemos citar segmentos como:
- Alimentício, com plataformas como iFood e AiQFome;
- Transportes, com plataformas como o Uber e 99Drive;
- Administração, com serviços como secretária virtual;
- Marketing, com serviços como redator e designer freelancer;
- Entregas, com plataformas como o Rappi;
- E diversas outras áreas.
Existe uberização do trabalho em outros países? Quais categorias?
Por mais que esse seja um regime de trabalho que cresce muito no Brasil, é importante ressaltar que não se trata de uma tendência nacional.
A verdade é que a uberização se consagra como um conceito global, ganhando força praticamente em todos os lugares do mundo.
Voltando ao exemplo que usamos algumas vezes no decorrer desse conteúdo, o Uber é uma empresa que surgiu no exterior. Antes mesmo de chegar ao Brasil, já estabeleceu as diretrizes centrais de seu funcionamento em seu país de origem, os Estados Unidos.
Dessa forma, é possível perceber que a uberização do trabalho não é algo que se resume apenas em uma tendência brasileira.
Outro exemplo é o Doordash, plataforma digital americana que funciona de forma muito semelhante ao iFood, usando a uberização para o funcionamento do seu delivery.
Cada país tem suas próprias iniciativas que adotam cada vez mais esse regime de trabalho, pois facilita os serviços de ambos os lados. À medida que as empresas conseguem aumentar seu alcance, as pessoas começam a aproveitar novas oportunidades para integrar sua renda.
Considerações finais
Conforme você pode notar, a uberização possui diversas vantagens como flexibilidade e autonomia. Além disso, esse modelo de trabalho é utilizado em diversos países.
Agora que você já conhece mais sobre esse modelo, confira o que é o cooperativismo e como ele pode ser vantajoso para a sua empresa: clique aqui!
Publicado em 18 de Novembro de 2022.
Atualizado em 03 de Abril de 2023.