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Livros de Gestão de Pessoas

7 Melhores Livros de Gestão de Pessoas

  • 3 de outubro de 2019
  • Posted in DestaqueGestão

Uma empresa pode ter a melhor infraestrutura, produtos de qualidade e tecnologias. Porém, tão importante quanto esses elementos é desenvolver uma gestão de pessoas eficiente. Afinal, os colaboradores são um dos ativos mais valiosos de uma organização, responsáveis por colocar em prática propósitos e objetivos.

Os recursos humanos foram passando por mudanças ao longo dos últimos anos. Hoje, mais do que realizar processos de contratação e lidar com aspectos burocráticos, os profissionais devem desenvolver ações que auxiliem os negócios a cumprirem sua missão.

Entre elas estão promover a educação continuada, desenvolver habilidades, fornecer feedbacks, motivar funcionários, elevar a produtividade e reter talentos.

Conheça 6 livros de gestão de pessoas que todo profissional deve ler

Para se adequar a essa nova realidade e manter a atualização constante, uma das ferramentas que “nunca saem de moda” são os livros.

Por meio deles, gestores e colaboradores obtêm conhecimentos e insights importantes para uma gestão de pessoas cada vez mais assertiva. Confira 6 obras voltadas à área que estão entre as mais lidas:

1. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas (Dale Carnegie)

Esse best seller tem mais de 75 anos e é atualizado a cada nova edição. Por isso, é considerado um dos clássicos de gestão de pessoas.

O livro envolve uma série de assuntos, como  assédio moral, cyberbullyng, redes sociais, impacto da internet na comunicação e condutas para o novo formato de relacionamento social.

2. Os 7 Hábitos Das Pessoas Altamente Eficazes (Stephen R. Covey)

A obra os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes não estão só na lista dos mais vendidos de gestão de pessoas. Ela também é indicada para qualquer profissional que queira se aprimorar no universo dos negócios.

Isso porque o assunto principal não envolve o RH, mas a evolução profissional de cada um. Porém, para quem administra equipes é um livro bastante interessante. Isso porque promover o crescimento de colaboradores é uma estratégia que contribui diretamente com os bons resultados.

3. Como Dizer? A Arte de Dar e Receber Feedback (Eliane Pitta)

Como sabemos, a cultura de feedbacks é fundamental para uma gestão de pessoas eficaz.  É justamente sobre esse assunto o assunto do livro de Eliane Pitta.

Além de discutir aspectos importantes e os que devem ser evitados, a autora traz dicas práticas para a realização da estratégia.

4. Gestão de Pessoas: O Novo Papel dos Recursos Humanos nas Organizações (Idalberto Chiavenato)

A obra fala sobre os principais desafios enfrentados pela gestão de pessoas nos dias de hoje. Envolve desde a etapa de seleção até a retenção de talentos. Além disso, aponta como deve estar o setor de RH dentro dos próximos anos.

Outro aspecto interessante é que, no livro, é apresentado um novo conceito sobre gerir pessoas baseado em seis ações: desenvolver, agregar, recompensar, monitorar, manter e aplicar pessoas.

5. Descubra Seus Pontos Fortes (Marcus Buckingham)

Essa obra sobre gestão de pessoas funciona como um alerta as organizações sobre a importância de valorizar os pontos fortes dos colaboradores.

O autor questiona empresas com alta rotatividade, que deveriam dar maior atenção à sua mão de obra e investir nos times. O objetivo é que os talentos já existentes contribuam com a empresa por meio da motivação.

6. Faça Acontecer: Mulheres, Trabalho e a Vontade de Liderar (Sheryl Sandberg)

A autora do livro é o braço direito do criador do Facebook, Mark Zuckerberg. Em sua obra, ela incentiva mulheres e homens a refletirem sobre a distorção do mercado de trabalho, que prioriza na maioria das vezes profissionais do sexo masculino para os cargos de liderança.

Além disso, dá dicas práticas para que as mulheres utilizem todo o seu potencial. Esse pode ser aplicado, inclusive, como forma de incentivo as equipes, estimulando a produtividade e o engajamento.

7. O Monge e o Executivo (James C. Hunter)

James C. Hunter relata em seu livro sobre a essência da liderança e isso é demonstrado através de seu personagem Leonard, um executivo muito famoso que deixou sua carreira para ser um monge.
O foco principal dessa obra é a maneira de se relacionar com as pessoas.
Além disso, a narrativa é extremamente envolvente e através dele você vai aprender como se tornar melhor.

Gostou das nossas dicas de livros de gestão de pessoas? Qual das obras acha mais interessante? Tem alguma para sugerir?

 

Você sabe o que é uma cooperativa de trabalho? Veja o que é e como funciona.

 

Publicado em: 3 de outubro de 2019.

Atualizado em: 16 de junho de 2021.

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