Estratégia empresarial: 4 livros essenciais
- 11 de outubro de 2019
- Posted in DestaqueEmpreendedorismoGestão
Para quem está abrindo um negócio ou preocupado em otimizar processos atuais uma dúvida comum é sobre o conceito de estratégia empresarial. Podemos dizer que essa á base para um empreendimento de sucesso, pois se trata de descobrir quais ações devem ser feitas hoje para atingir os objetivos no futuro.
Ou seja, é um sistema geral para garantir o desempenho da organização, que a levará a conquistar as metas propostas no planejamento. Para tanto, é preciso delinear as expectativas, levar em consideração posicionamentos e perspectivas das diferentes áreas, entre outras ações.
Todos os negócios devem definir claramente os caminhos que serão utilizados para chegar aos objetivos. Isso porque sem planejamento, gestores e colaboradores ficam sem parâmetros sobre os processos a serem realizados e como a empresa irá operar no mercado.
Tipos de estratégias empresariais
Nesse cenário, há diferentes modelos de estratégias empresariais que podem ser aplicados conforme a situação do negócio. Por exemplo, as empresas iniciantes têm a chance de conhecer melhor as suas potencialidades e pontos fracos, evitando falhas e alcançando metas condizentes com as perspectivas. Já as organizações maduras podem repensar suas operações, o que é fundamental com tantas mudanças no mercado.
Veja alguns tipos de estratégias:
- estratégia de crescimento, voltada para o aumento nas vendas, nos lucros e na participação de mercado, aumentando o valor do negócio;
- estratégia de manutenção, onde as empresas identificam ambientes com potenciais ameaças à sua sobrevivência e utilizam os pontos fortes para garantir a permanência no mercado de atuação;
- estratégia de investimento, em que as ações visam a utilização de recursos financeiros para a otimização de resultados. Nesse caso é essencial conhecer a fundo os clientes, concorrentes e situação da empresa para não ter prejuízos.
4 livros essenciais sobre estratégia empresarial
Como dissemos, a estratégia empresarial é um dos fatores mais importantes para organizações que buscam um crescimento constante. Um bom planejamento da execução, baseado em estratégia, define indicadores e detalhes dos processo que devem ocorrer a curto, médio e longo prazo, de modo que a empresa esteja bem posicionada e gere os resultados esperados.
Para auxiliar os gestores nesse sentido, há uma série de livros com diferentes prismas sobre o conceito e dicas valiosas que podem ser utilizadas no dia a dia. Pensando nisso, listamos 4 leituras obrigatórias sobre o assunto. Confira:
1. A Arte da Guerra
Esse livro de estratégia foi escrito há mais de 2500 anos pelo general chinês, Sun Tzu. Apesar de antiga, a obra é indicada para qualquer empreendedor que queira desenvolver habilidades pessoais e melhorar os resultados corporativos.
As lições presentes no livro foram desenvolvidas a partir de experiências do escritor enquanto militar, o que traz profundidade à leitura. São 13 reflexões a respeito de como se portar em uma guerra, mas que podem ser aplicadas em qualquer momento onde seja necessário a criação de estratégias.
2. Tomando as Melhores Decisões
O livro Tomando as Melhores Decisões faz parte de uma série denominada “Gestão Orientada por Resultados”, desenvolvida pela Harvard Business School. Dá para imaginar a qualidade da obra, já que é dificilmente alguém não conheça essa instituição educacional de renome mundial.
Por meio da leitura, a estratégia empresarial se torna mais assertiva, já que há a orientação sobre processos que auxiliam na tomada de decisão, onde buscar informações importantes e como otimizar o desempenho.
3. Vencedoras por Opção
Esse livro de estratégia empresarial, escrita por Jim Collins e Morten Hansen, traz uma reflexão sobre os motivos de algumas empresas prosperarem e outras não. Além disso, com base em nove anos de pesquisas das autoras, traz os princípios fundamentais que devem ser colocados em prática para o crescimento sustentável de um negócio.
4. A Estratégia do Oceano Azul
A Estratégia do Oceano Azul, obra escrita por W. Chan Kim e Renée Mauborgne, já teve mais de 3,5 milhões de exemplares vendidos e foi traduzido para 43 idiomas. Entre os motivos para isso estão uma nova perspectiva para o campo de conhecimento estratégico.
O conceito principal trazido pelos autores é desenvolver novos mercados e se isolar da concorrência que já está saturada, denominada “oceano vermelho”.
Por meio dessas leituras sobre estratégia empresarial é possível encontrar caminhos para o crescimento do seu negócio, além de desenvolver talentos que podem ser aplicados na prática e repassados a colaboradores.
Gostou das nossas dicas? Acha que o conteúdo também pode ser útil para os seus conhecidos? Então compartilhe agora mesmo em suas redes sociais! Descubra também como a liderança democrática pode agregar em seu negócio.