Obter resultados positivos em uma empresa é fundamental para enfrentar um mercado tão concorrido e cumprir as metas é uma realidade para colaboradores e executivos. Muitos empreendedores focam apenas na competição externa e esquecem de promover esse clima de competição colaborativa entre os funcionários.
Muitas pessoas se questionam se é possível aliar duas palavras tão antagônicas como competir e colaborar em um mesmo contexto. Para alcançar esse resultado, a gestão de pessoas deve ser realizada de forma precisa para tirar o melhor proveito dessa situação no ambiente de trabalho.
Competição colaborativa x predatória
A competividade é algo natural do ser humano e algo inerente do meio corporativo. Criar um ambiente competitivo dentro da empresa é extremamente saudável para promover o crescimento dos resultados e da satisfação pessoal internamente.
Isso estimula a competição colaborativa e leva os funcionários a se superarem para desenvolver ao máximo suas habilidades para melhorar seu desempenho e aumenta sua autoestima por se sentir produtivo e valorizado em seu ambiente de trabalho, melhorando a relação com clientes e, por consequência, os resultados dentro da empresa.
Porém, o clima organizacional deve ser de absoluto respeito entre os setores e os colaboradores de uma empresa para não gerar um ambiente negativo de competição predatória e agressiva, em que a busca por resultados ultrapassa os limites da ética.
Nesse momento, entra em ação um líder com habilidade de conduzir o processo de competição aliado a harmonia dentro de uma empresa e ditar um tom saudável para extrair o máximo do potencial de sua equipe.
A competição não deve representar uma ameaça dentro da empresa, pois isso gera uma alta rotatividade e acarreta na perda de talentos. Muitas empresas adotam a governança corporativa e compliance para regulamentar a gestão dos processos internos a fim de barrar a competição predatória na empresa.
Os resultados serão consequência de um trabalho sólido e sustentável dos colaboradores de uma empresa, com os setores entendendo suas funções e o conjunto auxiliando para alcançar o sucesso juntos, algo que demanda muita maturidade e inteligência emocional dos gestores e colaboradores.
Por que não em sua empresa? Confira algumas dicas
– Estabeleça metas realistas
As metas podem ser baseadas em períodos curtos para expandir as projeções para intervalos mais longos, porém elas devem ser previstas de acordo com indicadores claros e realistas para os colaboradores não se sentirem desmotivados.
– Recompense o esforço de seus colaboradores
Pequenas práticas fazem seus funcionários se sentirem valorizados. Sempre que as metas forem batidas e projetos forem aprovados estimule seus funcionários com recompensas pelo esforço gasto em todo o processo.
As remunerações variáveis de acordo com os resultados são um modo de realizar essa tarefa, mas indicar funcionários do mês, reunir os colaboradores para uma celebração e oferecer premiações surtem efeito positivo no ambiente de trabalho.
– Não crie um clima de guerra
Um bom gestor deve entender que uma empresa é um todo composto por partes. Se o setor de compras não dialoga com a logística, seu produto pode se perder dentro de seu estoque e o processo se quebra.
Entender essa dinâmica horizontal para gerir uma empresa é tão fundamental quanto no âmbito dos funcionários. A competição colaborativa deve ser harmônica, em que não haja uma guerra dentro de um mesmo território, mas que seja dividido entre funcionários de uma mesma área.
– Estabeleça relações próximas entre gestores e colaboradores
Quando se trabalha em um ambiente de cooperação, as pessoas tendem a ficar mais próximas de seus colegas. Fortalecer os laços dentro da empresa é enriquecer o capital humano e criar uma atmosfera colaborativa para formar um time no seu ambiente de trabalho.
– Conflitos geram mudanças benéficas
Sim, discussões e conflitos são algo natural no mundo empresarial e devem ser gerenciados da melhor maneira possível para resultar em mudanças positivas. Todas as opiniões devem ser ouvidas e incentivadas para que cada membro seja mais consciente e lide com os problemas.
Quando os colaboradores e gestores estão aptos a dialogar em relações conflituosas de forma equilibrada, isso se traduz em produtividade e resultados por sinalizar um novo caminho para promover o crescimento dentro da empresa.
Destaco duas dicas super importantes: “Não crie um clima de guerra” e “Conflitos geram mudanças benéficas”. Para um bom processo evolutivo é de extrema importância sinergia entre as equipes e setores. A discussão e as divergências são sadias, pois agregam valor e remetem a reflexões.
William, concordamos com você. Saber ouvir o ponto de vista do outro e manter o principio do respeito é essencial para a discussão saudável que gera boas soluções para as empresas.