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Gestao de Pequenas Empresas

Gestão de pequenas empresas

  • 5 de dezembro de 2017
  • Posted in DestaqueEmpreendedorismoGestão

Você sabia que a cada 10 empresas abertas no Brasil, seis fecham as portas antes de completar cinco anos?  Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Poderíamos apontar a alta carga de impostos que o Brasil cobra dos empresários como uma das razões para a falência prematura? Sim, certamente contribui. As crises transitórias do país? Também. Mas não  é disso que vamos tratar neste artigo.  Queremos colocar em foco a importância das boas práticas na gestão de pequenas empresas, essas que são capazes de contribuir para a sobrevivência e crescimento do negócio.

Você pode ter um ótimo produto em mãos ou um serviço diferenciado para oferecer, ter um grande mercado em potencial para explorar, ser criativo e ter uma grande capacidade em negociações, mas se não conseguir manter as coisas em ordem, é bastante provável que só esses fatores não determinem o crescimento do negócio. É aí que entra o papel essencial da gestão para pequenas empresas.

 

Em entrevista ao jornal o Popular, o consultor empresarial Cassius Pimenta afirma que os dados na pesquisa do IBGE mostram que as pequenas empresas quebram por falha na administração. “Quando um produto não é bom, a empresa não chega a ficar um ano no mercado. Essas empresas com quase cinco anos fecham por falta de gestão.”

 

Perfil Empreendedor

Apenas 11% de quem abre um negócio possui curso superior completo, 7,5% não concluíram  a graduação e 16,5% não chegaram a finalizar o ensino fundamental. Ainda sim, o êxito que esses empreendedores têm conseguido não está necessariamente ligado à formação, mas sim ao comportamento e a postura do empreendedor.

 

Planejamento estratégico na Gestão de pequenas empresas

Antes de caminhar, você precisa saber para onde vai, como vai fazer esse caminho, o que necessita para trilhar e qual é o objetivo dessa ação. Isso pode parecer bastante óbvio, não é mesmo? Mas nem sempre as pequenas empresas fazem um planejamento estratégico, tornando o caminho turvo, desorganizado, fragmentado e que, muitas vezes, contribuem para se perderem no meio do caminho.

O fato é que o mundo está em constante transformação e as empresas precisam acompanhar todas essas mudanças, caso contrário, não sobreviverão por muito tempo no mercado. Para conseguir competir com os seus concorrentes, é necessário analisar e planejar, por isso o planejamento estratégico é fundamental. Veja aqui como desenvolver de forma simples objetiva planejamento estratégico!

 

Finanças pessoais ≠ Finanças do negócio

Não caia nessa armadilha! Um dos principais problemas em pequenas e médias empresas é misturar as finanças pessoais com as finanças do negócio. É certamente um erro básico e também comum para pequenas empresas, e costumeiramente fatal para o negócio.

É imprescindível ter organização nessa parte. Sempre tenha contas correntes separadas, defina suas retiradas mensais e nunca leve despesas pessoais para a empresa e.

A  contratação de um profissional para ajudar a organizar o controle também pode ser bem interessante, mas lembre-se, essa é um dos controles que o empresário não pode delegar.  e necessária.

 

Competências

Competência nãoé algo que você necessariamente vai aprender na faculdade ou através de um diploma, está relacionada à capacidade de resolver determinadas questões.

Para o gestor da sua própria empresa, é importante ter algumas competências como, por exemplo,  disciplina, organização,  capacidade de negociação, saber planejar e também ter inteligência emocional. É importante lembrar que algumas dessas competênciaspodem ser desenvolvidas.

 

 

Inteligência Emocional

Uma das  competências-chave, a inteligência emocional é sem dúvidas algo que necessita ser desenvolvida para aqueles que tem muitas dificuldades em conseguir equilibrar sua vida pessoal com a vida profissional. Ninguém é uma fortaleza e todos são dotados dos mais diversos sentimentos de acordo com as situações cotidianas. Saber utilizar as emoções boas e ruins é fundamental para aprimorar os resultados desejados.

Compreender as emoções torna todas as tarefas mais fáceis por facilitar o entendimento de seus limites e de seus colaboradores, permitindo focar em seus pontos fortes e extrair o melhor de cada pessoa.

 

Prazer em fazer

Se tratando de gerir a própria empresa, é sempre importante de alguma forma estar motivado para alcançar os resultados e não se abater nos tropeços que o cotidiano pode oferecer.

“O melhor trabalho é aquele que você faria de graça, mas que ainda assim, vai ganhar dinheiro. Identifique aquilo que te dá mais prazer, que você faz só porque é bom naquilo. Com isso na mão você pode construir suas oportunidades, dis Glaúcia Ribeiro, coordenadora do núcleo de carreiras da FGV.

Alguns desses preceitos de gestão também foram seguidos por um empreendedor que hoje você conhece como grande empresário mundial, quer conferir? Conheça alguns dos ensinamentos do Bill Gates aplicados na gestão da Microsoft.

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  • gestão
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  • GESTÃO PARA PEQUENAS EMPRESAS
  • planejamento estratégico

Comments

  1. reply
    William Cezar 6 de dezembro de 2017 at 09:28

    Belo Artigo! Um explicação sucinta e coesa de como se administrar de uma forma simplificada um negócio, não eximindo a tese de que é necessário buscar conhecimento e aprimoramento.

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